Uma das partes fundamentais da logística é o transporte. O transporte nada mais é que a movimentação (fluxo) de produtos, pessoas e serviços. O transporte existe desde tempos remotos e sempre existirá, até mesmo quando e se, inventarem os tele-transportes iguais aos vistos em filmes de ficção científica, afinal é um modal (meio) de transporte. O transporte está ligado com o estoque, localização e nível de serviço ao cliente das empresas. Companhias que geram de forma eficiente o sistema de transportes obtêm vantagens competitivas, economia de escala (baixos custos de produção), tudo isso resulta em preço baixo para o consumidor.
O transporte é o responsável pela distribuição de todos os produtos ou serviços que existem. É parte fundamental da vida de todos, sem os transportes não haveria movimentação de nada no mundo.
Com a indubitável importância do transporte, surgiram várias empresas especializadas na área, as chamadas transportadoras. Empresas que não possuem frota (veículos) própria para o transporte dos seus produtos ou serviços, contratam as transportadoras para dar cabo dessa atividade. Esse tipo de serviço é o que chamamos de terceirização, que permite às empresas focarem em seu core competence (atividade em que tem melhor desempenho) deixando ás terceirizadoras (operadores logísticos) atividades complementares. Empresas que possuem frota própria também contratam as transportadoras caso haja necessidade de mais veículos.
Quando se fala de transporte, tem se de diferenciar o transporte intermodal e o transporte multimodal. O primeiro se caracteriza pelo intercâmbio de equipamentos entre os diversos modais. Por exemplo, o contêiner que é carga de um caminhão pode ser embarcado e transportado em avião, ou o vagão ferroviário embarcado em um navio com o uso de um guindaste. O segundo, além da integração e intercâmbio dos equipamentos, é responsável pela documentação de despacho que acompanha a carga, como também sua integridade e seguro, programação e cumprimento dos horários. Todo o processor multimodal fica transparente para o embarcador (despachador da carga, agente de transporte, operador logístico).
Os modais
Os modais (meios de transportes) existentes são: Ferroviário, Rodoviário, Aquaviário, Aéreo e Dutoviário.
Modal Ferroviário: Trem
Vantagens:
Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custo menor se comparado ao rodoviário para grandes volumes
Baixa competitividade no tráfego
Desvantagens:
Custo alto e baixa segurança (Brasil) para produtos de alto valor
agregado
Tempo em trânsito é maior
Ineficiente para pequenas distâncias
Custos altos de manuseio
É ineficiente para alguns produtos
Modal Rodoviário: Caminhão, VUC
Vantagens:
Flexibilidade de serviços
Movimentação de lotes pequenos
Serviço rápido
Entrega à domicilio – “porta a porta”
Transporta qualquer tipo de mercadoria e embalagem
Desvantagens:
Custos elevados para distâncias superiores a 700 km
Volume transportado menor se comparado com o transporte
É prejudicado pelo tempo e tráfego
Maior intensidade de risco
Custo mais elevado se comparado com o transporte ferroviário e
Modal Aquaviário: Navio (marítimo), Balsa (hidroviário)
Vantagens hidroviário (balsa):
Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custos operacionais menores
Transporte de produtos de baixo valor agregado
Desvantagens hidroviário (balsa):
Ineficiente para cargas pequenas e emergenciais
Tempo longo de descarga e transferência de transporte
Índice alto de danos sobre a mercadoria
Tempo de trânsito longo
Baixa freqüência
Vantagens Marítimo (Navio):
Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custos operacionais menores
Transporte de produtos de baixo valor agregado
Desvantagens marítimo (navio):
Ineficiente para cargas pequenas e emergenciais
Tempo longo de descarga e transferência de transporte
Índice alto de danos sobre a mercadoria
Tempo de trânsito longo
Baixa freqüência
Modal Aéreo: Avião
Vantagens:
Transporte mais rápido
Transportes emergenciais
Prioridade com produtos perecíveis
Menor custo de seguro
Desvantagens:
Restrição de capacidade
Não apropriado para transporte à granel
Inadequado para produtos com baixo custo unitário
Custo de transporte elevado
É prejudicado pelo tempo e pelo tráfego
Modal Dutoviário
Vantagens:
Ininterrupto fluxo de material
Maior segurança contra avarias e interrupções
Limitação do uso apenas para a precisão do momento
Desvantagens:
Leque de serviços e capacidades limitado
Lenta movimentação do fluxo
8 comentários:
Ótimo post! Ajudou-me muito na tarefa de geografia... hehe :D
Bjix
Báh muito bom, me ajudou muito no trabalho de custos logísticos da faculdade! Obrigada!!
Rodolfo, preciso de mais informações sobre o setor dutoviario no - PR. Tenho q publicar um artigo , e acho o assunto bem interessante, mais ñ sei por onde começar. será q vc pode me ajudar?
bjo . obg
Suas postagens me ajudaram na resolução de um trabalho sobre os tipos de modais.
Valeu!!
Obrigado pelo post, me auxiliou em um trabalho de Administração de Produção. Abração
Muito bom,me ajudou no trabalho da facul!!!!!!!
BJOS
parabens ajudou-me muito no trabalho da facu obrigada
Me acjudou muito no meu tcc, do meu curso de tecnico em logística
Postar um comentário