segunda-feira, 14 de julho de 2008

FIAT, Melhor Empresa Segundo EXAME


A edição 922 da revista EXAME traz como matéria de capa um texto explicando o porquê da FIAT ser considerada a melhor empresa do ano. A matéria está interessante, revela números marcantes sobre a indústria automobilística brasileira. É possível conferir no Portal EXAME um vídeo mostrando a fábrica e alguns trechos da entrevista com Cledorvino Belini, presidente da FIAT.

Mas falando de logística, a FIAT se destaca pela previsão de vendas dos seus automóveis, ou seja, eles evitam a demanda empurrada (push, em inglês) no qual a empresa produz mais do que o necessário e para vender o estoque pendente a mesma acaba "empurrando" os produtos para os clientes, no caso seria para as concessionárias. Com previsões relevantes é possível comprar, produzir e vender o que a empresa estipula, evitando desperdícios e perdas. A empresa também evita estoques, com o uso do Just-in-Time - de grosso modo, suprimento na hora necessária - a reposição das peças feita pelos fornecedores é exata para a necessidade do momento. Isto dá a empresa um alto controle em todas as suas áreas comprar, produção, marketing, financeiro, recursos humanos, enfim, na logística.

No Brasil, que em 2007 teve 2,4 milhões de carros vendidos, as empresas precisam saber a administrar de forma eficaz e eficiente.

Abraços!

2 comentários:

Mundo complexo disse...

Amei seu blog, serei seguidor e visitante frequente. Começarei amanhã (01/02/11), o curso de tecnico em gestão de logística no SENAI PE, estou em grande espectativa. Acredito que você sabe da vinda da FIAT para Pernambuco, algo muito positivo. Por favor me indique uma de suas matérias ou apostilas, etc sabendo que sou iniciante na área.

Rogerio Ferreira disse...

Olá Rodolfo, bom dia! Gostaria de perguntar se você sabe onde se pode conseguir uma listagem completa de todas as concessionarias do Brasil. Estou fazendo um estudo multimodal e para tanto preciso dessa informação.

Grato,

Rogerio Ferreira