quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Bolívia Reduz em 55% Envio de Gás para o Brasil


Há tempos o presidente da Bolívia, Evo Morales, vem sofrendo protestos da oposição. A oposição protesta pelo fato de Evo estar usando dinheiro obtidos do imposto de petróleo e gás para custear uma pensão para os idosos do país, e não repassando para outros departamentos de interesse dos opositores. O texto Carta Magna da nova Constituição, no qual dá mais poder aos indígenas bolivianos - 60% da população total do país - e confirma nacionalização dos recursos naturais é mais um motivo pelos protestos contra Evo pelo país.

Em conseqüência disso tudo, opositores destruiram um gasoduto, e agora, sobra para o Brasil levar o prejuízo. Os 31 milhões de metros cúbicos de gás que o Brasil recebe diariamente serão reduzidos em 55%.

A previsão para a normalização do abastecimento é de 10 a 15 dias, segundo o ministro da Fazenda da Bolívia, Luís Alberto Arce, que também informou que a Bolívia perde U$8 milhões com essa redução.

Um plano de contigência foi estabelecido, conforme diz a secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, as indústrias que têm fornos que possbilitem o desligamento imediato, devem fazê-lo, e também, grandes consumidores de biocombustível podem trocar o uso de gás por outro combustível para ajudar. Residências, comércios e hospitais não terão plano de contingência.

Minha opinião é que o Brasil depende, e muito da Bolívia pelo uso do gás, mas, como vimos, é só alguém "fechar a torneira" e tomamos o prejuízo maior.

Para mais informações entre nos links de notícias que se encontram na parte ao lado, pois essa notícia repercurte pelo mundo.

Abraços, até mais!

Nenhum comentário: