O B2B (Business to Business, algo como empresa para empresa) é uma transação eletrônica no qual empresas fornecedoras desenvolvem sites na intenet, através das quais as empresas compradoras podem obter e trocar informações com os fornecedores, como também adquirir produtos. Seu destaque é que, as duas pontas da transação (fornecedor-empresa compradora), são pessoas jurídicas. Depois de decidir o produto, a empresa cliente emite uma ordem de compra. A mesma empresa pode monitorar pela internet o processamento do seu pedido e, também, receber a fatura e trocar informações com o fornecedor.
Em geral, dois tipos distintos de mercadorias são adquiridas no B2B:
Inputs para o negócio: Ligados ao objetivo central da empresa (matéria-prima, produtos a serem comercializados pelo varejista).
Inputs operacionais: Suprimentos de escritório, suprimentos para manutenção e serviços. Estes são adquiridos por sistematização de empresas, constituído por contratos de longo prazo, negociados com fornecedores qualificados. Também são adquiridos através de compras tipo spot, em que a negociação envolve apenas uma transação de forma a preencher uma necessidade imediata.
O B2B é dividido em duas categorias:
B2B Companies: transações B2B fechadas, permitida somente entre uma empresa e seus fornecedores previamente cadastrados e vinculados a ela por contratos. 79% da receita do B2B se encontra nesta categoria.
E-marketplaces indiferentes: Operam portais abertos a qualquer companhia. 21% da receita do B2B se encontra nesta categoria.
Por envolver transações de grandes quantidades de produtos, as empresas compradoras podem obter descontos significativos. As compradoras também esperam, pelo motivo de ser uma transação moderna e rápida, receberem o pedido em um curto prazo de entrega. Os fornecedores estabelecem prazos mais curtos para recebimento dos pagamentos.
Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico mostram que somente no primeiro trimestre de 2007 foram movimentados R$ 133,4 bilhões em transações B2B.
Em breve postarei sobre o B2C (Business to Consumer)
Abraços!
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