quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Movimentação de Cargas Terá Aumento de 170% Até 2018


A movimentação de cargas no Porto de Santos aumentará em 170% nos próximos 10 anos, chegando ao total de 218 milhões toneladas ante 110 milhões a capacidade atual, segundo estudo da Visão Logística Nacional 2018.

Haverá uma redução de movimentação de commodities e aumento nas cargas de produtos de alto valor agregado.

Hoje o escoamento de cargas é de 40% do volume nacional, o equivalente a 2 milhões de TEU's (contêiner de 20 pés). A previsão é que essa movimentação passe para 65%.

A soja escoada no porto de Santos hoje é 24% do volume nacional, mas terá queda de 4 pontos até 2018. Não que a produção esfriará, mas haverá novos corredores para o escoamento desta commodity para os Portos de Itaqui (MA) e Santarém (PA), mas a razão desta mudança é a obra da BR 163 e Ferrovia Norte-Sul.

No caso do açucar haverá redução de 68% para 60% no porto santista. Os portos de Itaqui e Santarém vão escoar mais esse tipo de produto.

Está havendo uma melhora nos corredores de escoamento de Brasília para a parte de cima do país, melhor infra-estrutura e logística para o escoamento de commodities em outros portos reduzirão o escoamento em Santos.

Vamos se sairá do papel essas previsões.

Fonte: Intelog

Abraços!

Nenhum comentário: