segunda-feira, 27 de abril de 2009

Maior Queda da Demanda de Aço no Mundo Desde a Segunda Guerra Mundial


A demanda global por aço deve recuar 14,9 por cento em 2009, para 1,019 bilhão de toneladas, na mais drástica redução desde o a Segunda Guerra Mundial. Os números foram divulgados nesta segunda-feira pela Associação Mundial de Aço.

A entidade, cujos membros produzem cerca de 85 por cento do aço do mundo, informou que espera que a demanda se estabilize no final de 2009, ocorrendo uma recuperação em 2010. A associação não informou uma previsão exata para o próximo ano.


"A melhora no consumo de aço no segundo semestre de 2009 dependerá dos efeitos dos pacotes de estímulos governamentais, continua estabilização dos sistemas financeiros e retorno de parte da confiança do consumidor", informou Daniel Novegil, presidente da comissão econômica da associação.


A demanda de aço da China, maior país produtor e consumidor do metal, deve cair cinco por cento. Essa queda, se confirmada, será a primeira desde 1995, informou a entidade.


A demanda pelo metal deve despencar 36,6 por cento nos Estados Unidos este ano e 28,8 por cento na União Européia.


Já no Brasil, a demanda deve recuar 14,5 por cento, para 20,5 milhões de toneladas, após uma alta de 8,6 por cento em 2008.


Na Índia, um dos poucos países a ir contra a tendência, a demanda deve avançar 2 por cento este ano.


Fonte: EXAME

Nenhum comentário: