Qualquer transação envolvendo valor monetário conduzida através de uma rede de tlecomunicações móvel é denomnada m-commerce, também conhecido como comércio eletrônico sem fio (Wireless Electronic Commerce). As transações B2B e B2C estão igualmente envolvidas no comércio eletrônico móvel, coma diferença do modo como é conduziada a transação.
A telefonica celular é extensivamente utilizada para comercializar produtos e serviços. Chamadas regulares por meio de telefone celular de uma pessoa para outra não são envolvidas no m-commerce.
O m-commerce é utilizado principalmente por três categorias:
- Organizações voltadas à venda de produtos e serviços, tais como indústria, comércio, banco, etc.
Exemplo: Um vendedor visita um supermercado e o comprador decidi comprar um lote em quantidade maior e que seja entregue num período menor de tempo. O vendedor, por meio de um celular pode entrar em contato com a empresa e seu sistema e ver se é possível tal compra e, caos positivo, reservar esse pedido.
- Organizações voltadas à prestação de serviço, tais como serviços públicos, telefone, eletricidade, pronto socorro, água e esgoto, reparos e consertos, consultorias, táxis, etc.
- Organização relacionada com a Logística, como transportadores, empresas de courier, despachantes aduaneiros. etc.
Finalizando, a demanda de uso do comércio eletrônico móvel ou m-commerce está bem abaixo da vista nas transações B2B e B2C. A vantagem deste tipo de comércio móvel, é justamente a mobilidade, gerando agilidade e confiabilidade no processo.
Recomendo a leitura do livro Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição do autor Antonio Galvão Novaes.
Abraços!
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