sexta-feira, 23 de abril de 2010

Supermercados começam a 'encolher' no País

São Paulo - O tamanho das lojas do varejo de alimentos no Brasil está encolhendo, revertendo uma tendência de crescimento acelerado de pontos de venda gigantescos que predominava desde a década de 80 na época da inflação galopante. Nos últimos dois anos, enquanto o número de lojas menores, que incluem o modelo de vizinhança e o atacarejo (formato que mistura o atacado com o varejo), deu um salto, o volume de lojas maiores, como os hipermercados e supermercados, teve um crescimento inexpressivo ou até diminuiu, revela o Relatório Anual da revista Supermercado Moderno. As lojas de atacarejo são, em média, 25% menores que os hipermercados. A área de vendas das lojas de vizinhança é 46% a dos supermercados.

     Segundo a pesquisa, que está na 39ª edição e é uma espécie de radiografia do varejo de alimentos, de 2007 para 2009, o número de lojas de vizinhança cresceu 134% - de 333 para 779 unidades. O número de lojas de atacarejo também mais que dobrou: eram 90 unidades em 2007 e somavam 197 no fim de 2009. Em contrapartida, houve retração no número de lojas de supermercados, de 1,5% em dois anos, e a quantidade de lojas de hipermercados aumentou apenas 8% nesse período.

     A pesquisa mostra que essa tendência é clara quando se avalia as três gigantes do varejo de supermercados: Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart. O tamanho médio das lojas dessas três companhias diminuiu 6,4% em dois anos, levando-se em conta todos os formatos de lojas.
Na análise do coordenador da pesquisa, Valdir Orsetti, a mudança de perfil do varejo de alimentos, de grandes para pequenas lojas é fruto da vários fatores combinados. O primeiro deles é ascensão social das classes de menor poder aquisitivo para os estratos mais abastados. "Com crédito e renda, o consumidor quer fazer as compras perto de casa e gastar o tempo livre para o lazer", explica. Além disso, a estabilidade da moeda chancelou as compras mais frequentes e em menor volume, pois os preços não mudam do dia para noite como ocorria na época da hiperinflação.

     Por último, ele acrescenta que uma fatia significativa da população está envelhecendo. Por razões físicas, esses consumidores não têm disposição de percorrer grandes lojas quando vão às compras e optam pelas lojas menores, próximas de suas residências. De acordo com a pesquisa, as lojas de vizinhança e os atacarejos estão presentes praticamente em todo o País, com forte concentração nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste. O Sudeste reúne quase a metade (49%) das lojas de atacarejo, e o Norte e Nordeste, 24%. No caso das lojas de vizinhança, o Sudeste responde por 60% delas, e o Norte e Nordeste, por 37%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

--------------------

     Esse quadro mostra que a distribuição para supermercados estará cada vez mais pulverizadas, pois como o aumento da quantidade de lojas em várias localizações substituirá a entrega de produtos em um grande hipermercado que abrangeria uma grande região, maior será o planejamento e, principalmente, a roteirização será mais complexa devido ao grande número de destinos.

20 comentários:

Robson disse...

Olá Rodolfo parabéns pelo post, gostaria de saber qual é a fonte de onde saiu essa pesquisa dos Hipermercados.

Damhca Tahxton disse...

well, nice
cara mengatasi keloid agar tidak membesar

Damhca Tahxton disse...

cara menyembuhkan penyakit tuba falopi

Damhca Tahxton disse...

http://caramengobatipenyakitjantung.info/cara-menyembuhkan-penyakit-borokan/

Damhca Tahxton disse...

well, nice article
cara menyembuhkan penyakit borokan

Damhca Tahxton disse...

nice bro...
cara mengobati mata silinder dan minus

Damhca Tahxton disse...

http://obatdarahtinggi.co.id/bahaya-penyakit-tekanan-darah-tinggi/

cara mengobati tuba falopi yang tersumbat disse...

ok post

obat tradisional mata minus dan silinder

Damhca Tahxton disse...

http://www.ahlinyaasamlambung.web.id/orang-yang-mudah-terkena-diabetes

cara mengobati tuba falopi yang tersumbat disse...

awesome guys,...

pengobatan alternatif kista endometriosis

cara mengobati tuba falopi yang tersumbat disse...

to, thanks

blueberry eye care softgel

cara mengobati tuba falopi yang tersumbat disse...

obat memperlama hubungan intim

Obat penghilang varises disse...

Obat benjolan dibawah dagu Nice info sir, I'm very like this blog, because same like a Kista tumbuh lagi setelah operasi

cara mengobati tuba falopi yang tersumbat disse...

i like your post, you know,...

http://caramengobatipenyakitjantung.info/obat-herbal-untuk-penyakit-gerd/

tuba falopi disse...


http://kebunmanggis.web.id/obat-herbal-pengecil-badan/

http://toko-gw.com/produk/cara-membuat-tubuh-langsing-dengan-slimming-capsule

http://www.acemaxs.biz.id/2015/05/5-makanan-paling-efektif-membakar-lemak.html

http://kebunmanggis.web.id/6-tips-untuk-memiliki-paha-yang-ramping/

http://www.ahlinyaasamlambung.web.id/cara-menghilangkan-lemak-dengan-mudah/

http://kebunmanggis.web.id/cara-merampingkan-badan-dengan-jeruk-nipis/

tuba falopi disse...

oh yes

cara mengobati penyakit gondongan secara alami

obat tuba falopi disse...

I'm back

obat mujarab lemah syahwat

obat tuba falopi disse...

In the past school time, I happily cheating, but today I want to cheat your heart, who sich you love after breaking up with me later. I just want to say "nice post"

cara mengobati maag akut secara alami

obat tuba falopi disse...

Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous
to and you’re just too great. I actually like what you’ve acquired here,
really like what you are saying and the way in which you say it.
You make it entertaining and you still care for to keep it wise.
I cant wait to read much more from you. This is actually a tremendous website.

obat vitiligo pada anak

Anônimo disse...

mi nombre es fajar. vivo en bedono en java central estuve en un problema financiero muy crónico y una situación de salud terminal hace algunas semanas. después de que toda mi búsqueda de ayuda de amigos y vecinos resultó abortiva, siento que no había nadie a quien realmente le importara. Me cansé tanto debido a la falta de fondos para expandir mi negocio y mis 2 hijos de 5 y 8 años tampoco se veían bien debido a la falta de atención adecuada como resultado de las finanzas. Una fiel mañana vi a un viejo amigo de mi difunto esposo y le conté todo lo que había estado pasando y me dijo que la única forma en que podía ayudarme era dirigiéndome a un buen oficial de préstamos en EE. UU. que también lo ayudó, explicó. a mí sobre cómo estaba financieramente bajo y cómo lo impulsó este oficial de préstamos (el Sr. Pedro, que le otorgó un préstamo de 7,000,000.00 USD a una tasa asequible de 2 tasas). Además, me aseguró que eran la única empresa de préstamos legítima que encontró en línea. me dio su correo electrónico y así fue como solicité y también me concedieron un préstamo y mi vida cambió para bien. Comuníquese con el único prestamista genuino, el Sr. Pedro a través de correo electrónico / whatsapp +18632310632 pedroloanss@gmail.com para resolver su problema financiero.