quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dia do Comércio Exterior + Incoterms


Hoje, 28 de Janeiro, é dia do Comércio Exterior (comex)!

Para comemorar esse dia, o Universo da Logística está participando de um meme (convidar blogueiros para escreverem sobre o dia do comércio exterior) através de um convite do excelente site
Logística Descomplicada.

O que a abertura de mercado, globalização, concorência acirrada, conquista de novos mercados, etc. tem em comum? Todos são resultados das atividades de planejamento e operacaional do Comex. Não importa o quão distante seja um páis do outro, é o comex (juntamente com a logística) responsável pela entrega e desembaraço do produto no destino final, tanto importando como exportando.

Quero tratar de um assunto que gera dúvidas em várias pessoas que trabalham, estudam ou tem relação com a área de comex, os famosos Incoterms.


Tudo iniciou-se, historicamente, na Câmara de Comércio Internacional – Paris, que a partir de 1936 difundiu uma série de normas e termos interpretativos que , a partir daí, passaram a ser utilizados nos contratos internacionais de compra e venda nas áreas de Exportação/Importação.

Os chamados Incoterms são um conjunto padrão de definições determinando regras e práticas neutras que servem para definir, dentro de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocas do exportador e do importador.


A finalidade dos INCOTERMS é fornecer um conjunto de regras internacionais para a interpretação dos termos mais comuns usados no comércio internacional. Assim, as incertezas de interpretação dos mencionados termos em diferentes países podem ser evitadas, ou, pelo menos, reduzidas. O uso dos INCOTERMS é facultativo, sendo, no entanto, bastante recomendável o seu uso para simplificação e para se evitarem conflitos de interpretação.


Os termos:


· o termo "E" - Ex Works (que significa "na fábrica", ou seja, um lugar designado) refere-se às situações em que o vendedor só coloca as mercadorias ao dispor do comprador nas suas próprias instalações;

· os termos "F" (FCA, FAS e FOB) - indicam que o vendedor é obrigado a entregar as mercadorias a um transportador designado pelo comprador;

· os termos "C" (CFR, CIF, CPT e CIP) - significam que o vendedor tem a obrigação de contratar o transporte, mas sem assumir os riscos de perda ou dano da mercadoria, nem encargos adicionais derivados de ocorrências posteriores ao embarque ou à expedição;

· os termos "D" (DES, DEQ, DDU, DDP e DAF) - prevêem que o vendedor suporte todos os custos e riscos necessários para que a mercadoria chegue ao lugar de destino.


  • EXW – ex Works (na origem)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando ele as coloca à disposição do comprador, em sua propriedade ou outro local nomeado não desembaraçadas para exportação e não embarcadas em qualquer veículo coletor.

Deste modo, este termo representa a obrigação mínima para o vendedor, e o comprador deve arcar com todos os custos e riscos envolvidos em aceitar as mercadorias na propriedade do vendedor.

Este termo não deve ser usado quando o comprador não puder executar as formalidades de exportação.


  • FCA – Free Carrier (livre no transportador)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias, desembaraçadas para exportação, ao transportador designado pelo comprador, no local nomeado. Deve ser notado que o local escolhido de entrega tem um impacto nas obrigações de embarque e desembarque das mercadorias naquele local. Se a entrega ocorrer na propriedade do vendedor, o vendedor é responsável pelo embarque. Se a entrega ocorrer em qualquer outro lugar, o vendedor não é responsável pelo desembarque.

Transportador significa qualquer pessoa que, num contrato de transporte, encarrega-se de realizar ou conseguir a realização de transporte por qualquer meio de transporte. Se o comprador nomear uma pessoa que não seja um transportador, para receber as mercadorias, o vendedor terá comprido sua obrigação de entrega das mercadorias quando elas forem entregues àquela pessoa.


  • FAS – Free Alongside Ship (livre ao lado do navio)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias, quando elas estão colocadas ao lado do navio no porto de embarque nomeado. Isto significa que o comprador tem que arcar com todos os custos e riscos de perda ou dano às mercadorias a partir daquele momento.

O termo FAS exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.

Este termo pode ser usado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.


  • FOB – Free on Board (livre a bordo)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas transpõem a amurada do navio no porto de embarque designado.

Este termo pode ser usado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.


  • CFR – Cost and Freight (custo e frete)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas transpõem a amurada do navio no porto de embarque. O vendedor deve pagar os custos e o frete necessário para levar as mercadorias ao porto de destino nomeado MAS o risco de perda ou dano às mercadorias, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos que ocorram após o momento de entrega, são transferidos do vendedor para o comprador.

Este termo pode ser usado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.


  • CIF – Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas transpõem a amurada do navio no porto de embarque. O vendedor deve pagar os custos e o frete necessário para levar as mercadorias ao porto de destino nomeado MAS o risco de perda ou dano às mercadorias, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos após o momento da entrega, são transferidos do vendedor para o comprador. Todavia, no CIF, o vendedor também tem que obter o seguro marítimo contra o risco do comprador de perda ou dano às mercadorias durante o transporte.

Conseqüentemente, o vendedor contrata o seguro e paga o prêmio correspondente. O comprador deve notar que sob o termo CIF o vendedor é exigido a obter o seguro somente para a cobertura mínima.

Este termo pode ser usado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.


  • CPT – Carriage Paid To (transporte pago até)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador designado por ele mas o vendedor deve, além disso, pagar o custo do transporte necessário para levar as mercadorias para o destino nomeado. Isto significa que o comprador arca com todos os riscos e quaisquer outros custos que ocorram depois que as mercadorias tenham sido assim entregues.

Transportador significa qualquer pessoa que, num contrato de transporte, encarrega-se de realizar ou conseguir a realização de transporte por qualquer meio de transporte. Se transportadores subseqüentes são usados para o transporte até o destino acordado, o risco transfere-se quando as mercadorias tenham sido entregues ao primeiro transportador.


  • CIP – Carriage and Insurance Paid To (transporte e seguro pagos até)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador designado por ele mas o vendedor deve, além disso, pagar o custo do transporte necessário para levar as mercadorias para o destino nomeado. Isto significa que o comprador arca com todos os riscos e quaisquer outros custos que ocorram depois que as mercadorias tenham sido assim entregues. Todavia, no CIP, o vendedor também tem que obter o seguro contra os riscos de perda ou dano das mercadorias pelo comprador durante o transporte. Conseqüentemente, o vendedor também tem que obter o seguro contra os riscos de perda ou dano das mercadorias pelo comprador durante o transporte.

Conseqüentemente, o vendedor contrata o seguro e paga o prêmio correspondente. O comprador deve notar que sob o termo CIP o vendedor é exigido a obter o seguro somente para a cobertura mínima.

Transportador significa qualquer pessoa que, num contrato de transporte, encarrega-se de realizar ou conseguir a realização de transporte por qualquer meio de transporte. Se transportadores subseqüentes são usados para o transporte até o destino acordado, o risco transfere-se quando as mercadorias tenham sido entregues ao primeiro transportador.


  • DAF – Delivered at Frontier (entregue na fronteira)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas são colocadas à disposição do comprador, no meio de transporte chegado não desembarcado no ponto e local nomeado na fronteira, mas antes da divisa alfandegária do país adjacente. O termo “fronteira” pode ser usado para qualquer fronteira incluindo aquela do país de exportação.

Este termo pode ser usado sem restrição ao modo de transporte quando as mercadorias devem ser entregues numa fronteira terrestre. Quando a entrega deve ter lugar no porto de destino, a bordo de navio ou no cais, devem ser usados os termos DES ou DEQ.


  • DES – Delivered Ex Ship (entregue no navio)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas são colocadas à disposição do comprador a bordo do navio no porto de destino nomeado. O vendedor deve arcar com todos os custos e riscos envolvidos em levar as mercadorias até o porto de destino nomeado antes do desembarque.

Este termo pode ser utilizado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.


  • DEQ – Delivered Ex Quay (entregue no cais)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas são colocadas à disposição do comprador, não desembaraçadas para importação no cais (atracador) no porto de destino nomeado. O vendedor deve arcar com todos os custos e riscos envolvidos para levar as mercadorias ao porto de destino nomeado e desembarcar as mercadorias no cais (atracadouro).

O termo DEQ exige do comprador desembaraçar as mercadorias para importação e pagar por todas as formalidades, direitos, impostos e outras despesas sobre a importação.

Este termo poderá ser utilizado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.


  • DDU – Delivery Duty Unpaid (entregue com direitos não-pagos)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador não desembarcadas de qualquer meio de transporte chegado ao local de destino nomeado. O vendedor deve arcar com os custos e riscos envolvidos em levar as mercadorias a esse lugar excluindo a responsabilidade e os riscos pela execução de formalidades alfandegárias e o pagamento de formalidades, direitos alfandegários, impostos e outros encargos oficiais devidos em razão da importação. Tais obrigações são do comprador.

Este termo pode ser usado sem restrição de modo de transporte, mas quando a entrega deve ter lugar no porto de destino a bordo do navio ou no cais, os termos DES ou DEQ devem ser usados.


  • DDP – Delivery Duty Paid (entregue com direitos pagos)

Significa que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador não desembarcadas de qualquer meio de transporte chegado no local de destino nomeado. O vendedor deve arcar com todos os custos e riscos, incluindo direitos, impostos e outros encargos para entrega das mercadorias naquele local, desembaraçadas para importação.

Enquanto o termo EXW representa a mínima obrigação para o vendedor, o DDP representa a máxima obrigação.

Este termo não deve ser usado se o vendedor não tiver condições, direta ou indiretamente, de obter a licença de importação.

Este termo pode ser usado sem restrição do modo de transporte mas quando a entrega deve ter lugar no porto de destino a bordo do navio ou no cais, os termos DES ou DEQ devem ser usados.


  • OBS: O DDP não é aceito no Brasil pois exportador não é contribuinte do II.

  • OBS: O DEQ é o único INCOTERM onde o vendedor paga o descarregamento no destino.

  • OBS: O que caracteriza a entrega da mercadoria ao transportador é o conhecimento de carga.

Recomendo, para mais informações e futuras referências, o site do Ministério do Desenvolvimeno, Indústria e Comércio Exterior e Aprendendo a Exportar (recomendado), ambos do governo.


Convido à todos acessarem outros blogs: Brascomex, Siri Portuário, NewsComex, Comexblog.


Rodolfo Luiz Alvarenga


18 comentários:

Anônimo disse...

Τhanks in faνor οf ѕhаring suсh a nіcе
opiniοn, poѕt is goоd, thatѕ why
i havе read it fully

Also visit mу web blog sensepil hair removal

Anônimo disse...

Very nice ροst. I just stumbled upon your blog and wished to say
that I have trulу еnjoyed suгfіng around yοur blog posts.
Αfter all I'll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Take a look at my site ... www.africamentor.org
My page :: silk'n hair removal

Anônimo disse...

Yοu can definitely see your sκills
within the wоrk you write. Τhe worlԁ
hopes foг even more pasѕionate writers such as you who are not afraiԁ to mention how they beliеve.

Alwаys go аftеr your heart.

Fееl free to visit my homeρage Highly Recommended Website

Anônimo disse...

Grеat goodѕ from уou, man. I havе taκe note уour stuff priоr to
аnd yοu are simρly toο eхcellent.
I actually like what you've obtained right here, certainly like what you're ѕtating and the bеѕt waу by whіch you are saying it.
You are mаkіng it enϳοyablе and уou still taκe cаre of
to keeр it sеnsible. I can not wait to read much more
from you. This is aсtuallу a wonderful websіte.


My blog ρost :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Hello, for аll timе і uѕed to сheсk weblog posts hеre in the early hours in the mοrning,
fοr the гeason that і еnjoy to finԁ out more аnd more.


Feеl free to visit my blоg post www.prweb.com

Anônimo disse...

Нellо, i read your blоg from timе to
time and i own а similar one and i was just curious
if you get a lot of spam feedback? If so hoω do you reduce it, any plugin or
anything you сan recommend? I get so much lately it's driving me insane so any support is very much appreciated.

Also visit my weblog :: linked web-site

Anônimo disse...

Hello just wanted to give you a quick hеads up.

Thе text in уour content seem to be running off thе ѕcгeen іn Safari.
I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I'd post tο let you knοw.
Thе dеsіgn look grеat though! Ηope yοu get the ρroblem resolved soon.
Kuԁos

my blog: Silkn reviews

Anônimo disse...

І need tο to thаnk yοu for thiѕ gooԁ rеаd!
! I certainly enϳoyеd evеrу bit of іt.
I've got you book-marked to look at new stuff you post…

Also visit my blog post :: This Web site
my site > http://www.sfgate.com/

Anônimo disse...

Magnіfiсent beаt ! I wοuld like to аpprentіce whilе you аmеnd your websitе, hoω can і ѕubsсribe fοr
a blog websіte? Τhе аccοunt аіdeԁ mе a accеptable deal.

I haԁ been а little bit acquаinted οf this your bгoadcast offеred bгight сlear cоnсept

Alsο νisit my blog - V2 Cigs Review

Anônimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your blog. It's a νeгy еaѕy on the eуеs whіch makes it muсh more еnjοyable for me tο
comе hеre аnd viѕіt mοге οftеn.

Diԁ you hirе out a devеloреr
to creаte yοur theme? Excеllеnt ωοrk!


Here is my ωеbѕіte:
http://sporadic.stanford.edu/icerm/Things_About_This_Slider_By_A_Hobby_Train_Gaming_Console_Carry

Anônimo disse...

Thanks verу intеresting blοg!

my wеb-site: www.Sfgate.com

Anônimo disse...

Fantastiс product ωith Gгeat Pricеs, Τhank уou.


Loοk into my ωеbѕіte Gaygtime.Com

Anônimo disse...

My wife аnԁ I have been smoking
greеn smоkе`s products since '09! We will never smoke anything else!

Visit my web blog ... green Smoke discount

Anônimo disse...

Hi there colleagues, good ρost аnd pleasant urging commented аt this placе, I аm
genuіnely enjоying bу these.


My homepage - apaics.org

Anônimo disse...

You can get your pertinent facts ideal from the code scanner.
How to obtain diagnostics codes relies on the year the Wrangler was generated.


Also visit my blog obd logger

Anônimo disse...

Thiѕ site гeally has all of the informatіon and facts
I needed about this subject аnd didn't know who to ask.

Here is my weblog: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

What a data of un-ambiguity and preserveness of precious familiarity regarding
unpredicted emotions.

my homepage; Kensington Park Fl. stained concrete floors

Anônimo disse...

It may be translated into every language, and not only be read but actually breathed from
all human lips; -- not be represented on canvas or in marble only,
but be carved out of the breath of life itself.
These other mechanisms include the use and abuse of
drugs and alcohol, sexual addictions as well
as other relationship addictions, and common eating disorders.
Every cent earned by the business was used to pay for a nine-story building, where the
first official National Book Store was located.

My website: portsmouth high school nh