segunda-feira, 27 de julho de 2009

Restrição Não é A Melhor Solução


A maior e mais movimentada cidade do país, São Paulo, se tornou pesadelo para as transportadoras ou autônomos quando foi anunciado a Zona Máxima de Restrição no ano passado, no qual o objetivo é a diminuição da circulação de caminhões numa área de 70 km² a partir do centro da cidade, gerando, assim, melhoria no tráfego, redução de barulho e menor emissão de CO² no ambiente.

As empresas de transporte de cargas e seus vários clientes nesta área tiveram que pensar, planejar e encontrar uma forma eficiente de enviar e receber os produtos. A solução mais usada é a entrega de mercadorias no período da noite, o que é mais caro do que no período diurno, pois gasta-se com funcionários fazendo hora extra para o recebimento da carga e frete ais caro por parte das transportadoras por terem de fazer as entregas de noite.

Agora chegou a vez do transporte de passageiros fretados enfrentarem esta restrição. Estima-se que 1,3 mil veículos de transporte fretados passam por essa área diariamente, transportando trabalhadores que moram em outras cidades. Essas pessoas passam a depender de taxí, metrô ou onibûs de circulação na cidade para chegar aos seus destinos, pois o onibûs fretado não pode entrar na área restrita.

A prefeitura de São paulo alega que a medida reduzirá o tráfego na área e ajudará para redução de emissão de CO², mas eu discordo neste ponto.

Um onibûs consegue transportar mais de 40 pessoas, isso reduz o número de carros que circulam numa cidade, pois cada pessoa não precisar usar sua condução própria. O que adiantaria retirar um ônibus de circulação e ter 40 carros ou motos a mais circulando na área? Só geraria mais confusão no transito e aumentaria a emissão de CO². E, claro, aumentaria o gasto das pessoas com transporte para irem trabalhar ou estudar.

O transporte coletivo é a melhor solução para resolver os problemas de trânsito e emissão de CO². Uma cidade que investe em transporte público só tem a ganhar e os seus usuários também. Ao invéz de pensarem em restrições, por que não estudam formas de melhorar as linhas de onibûs e as de metrô? Com certeza, todos ganhariam se tivessem o pensamento coletivo.


Gostei da matéria do Portal Terra sobre a restrição do transporte fretado de passageiros, vocês podem conferir clicando aqui.

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