quarta-feira, 4 de março de 2009

Tarifas Intermunicipais de Onibûs Tiveram Reajustes


Os preços das passagens de ônibus intermunicipais ficaram mais cara desde o dia 03 de março de 2009. As passagens das linhas rodoviárias, que interligam os municípios paulistas, tiveram a tarifa reajustada em 9,07%. Já para as linhas suburbanas, o índice será de 9,13%, conforme Portaria n.º 1 da Agência Reguladora de Transportes do Estado (Artesp), publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 20.

Os reajustes representam a recomposição dos custos operacionais das empresas e levam em conta as variações de preço de diversos itens, desde custos administrativos até autopeças e pneus, informou a Artesp, em nota à imprensa. Entre os custos fixos - respectivamente rodoviário e suburbano - despesas com pessoal de operações (20,3% e 34,6%) e depreciação de veículos, instalação e equipamentos (16,8% e 10,2%) foram os que mais contribuíram para a atualização do índice. Já entre os custos variáveis: combustível (18,2% e 24,2%,), pneus novos (13,16%), câmaras (de 15,44% a 29,03%), protetores de pneu (de 22,34% a 43,75%) e recapagem de pneus (4,92% a 23,44%).

A alteração nos preços só não vale para as linhas que operam dentro das regiões metropolitanas, estas a cargo da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). Em 2008, o reajuste tarifário dos serviços intermunicipais de transporte coletivo foi aplicado em 23 de fevereiro. Neste ano, a data de reajuste foi postergada devido ao Carnaval, alegou a Artesp, para que os usuários que viajariam no feriado prolongado não tivessem que pagar a diferença. A Portaria da Artesp e as tabelas de preços estarão à disposição dos usuários em guichês, agências e veículos de transporte coletivo.


2 comentários:

ace maxs disse...

Visit Link please <a href="http://goo.gl/zsCSTx>ace maxs</a>

obat jantung koroner disse...

hii, visit my link obat jantung koroner, thank and succes your informations