quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Armazenagem

Vou falar um pouco de armazenagem, está de forma bem resumida, mas passa os conceitos de uma das mais importantes funções da logística.

A armazenagem é o processo de guarda e movimentação de um produto em uma instalção que são conhecidas como centro de distribuição, o famoso CD.

Na armazenagem existem quatro etapas que são: recebimento, estocagem, administração de pedidos e expedição.

O recebimento, como o próprio nome já diz, é a etapa em que os produtos são recebidos. Nesta etapa é feita a conferência dosprodutos e dos dados contidos na nota fiscal.

A estocagem é a colocação dos produtos nos seus devidos lugares dentro do CD que pode ser feita através de sistema WMS - Warehouse Management System - ou manualmente.

O processo que inicia a saída dos produtos é a administração de pedidos, esta etapa é dividida entre processamento e separação dos pedido. O processamento do pedido se inicia com o recebimento do pedido, a emissão da lista de separação e a criação de cicuito lógico para essa separação. A separação de pedido recebe a lista de separação, faz e emite a indentificação e movimenta os produtos para as áreas de consolidação ou expedição.

Por fim, a expedição é a responsável pelo envio do produto para o cliente, mas antes do produto seguir seu destino, é preico conferir entre pedido e separação, emitir documentação, programar a entrega ou definir rotas e controlar o embarque de mercadorias.

Nenhum comentário: