quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Serviços de Entregas Expressas - FEDEX


Um bom exemplo de serviços de entregas expressas é o visto pela Fedex. A empresa usa um esquema chamado "hub-and-spoke". Agentes da Fedex apanham as encomendas nos diversos pontos do território norte-americano e os levam para as unidades locais. A carga fica concentrada nos centros regionais e de lá transportada via aérea para o hub, um aeroporto em Memphis, tennessee. Essa cidade fica, praticamente, no centro do território norte-americano e raramente é prejudicada por mau tempo. No hub, os pacotes são descarregados, separados por região e reembarcados nos aviões para serem entregues aos seus destinos, de madrugada. Na manhã seguintes os pacotes são entregues a seus destinatários por meio de um frota de veículos de entrega.
A Fedex possui serviços como o Priority Overnight que entrega cargas de até 68kg até às 10:30 do dia útil seguinte, mas para cidades que não possuem esse serviço, a entrega é feita até o meio-dia. Caso não seja entregue até o horário estipulado, o cliente não paga o frete.
Uma vantagem desses serviçoes são a redução de estoques, pois uma livraria pode pedir apenas os itens necessários que serão entregues no dia seguinte e evitar ter quantidades deste item, em estoque.

Até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu comentário e gostaria de angariar mais conhecimento sobre logística.Abri uma empresa de transportes por meio de motocicletas e como toda empresa que está em ascensão,existe o grande desafio de conciliar uma pequena equipe com demandas crescentes de pedidos numa cidade como o RIO DE JANEIRO. O que fazer ?
Postado por : Antonio Silva / 21 7714-8366