"Seguem as recomendações:
1) Valorize a figura do cliente e do fornecedor interno, e conquiste o livre trânsito entre os departamentos da sua empresa, principalmente aqueles diretamente relacionados com a sua rotina diária. Isto lhe proporcionará obter melhores resultados em seu trabalho com muito menos estresse e de uma forma extremamente rápida e eficaz.
2) Deixe de lado a postura “ouvi dizer”, “fiquei sabendo”, “me falaram”, etc., e procure se aprofundar nos temas relacionados ao seu dia-a-dia ou impactantes no negócio da empresa onde você trabalha. Sempre complemente as informações obtidas com dados quantitativos.
3) Domine a ferramenta Microsoft Excel, por mais que a sua empresa disponha de uma ferramenta ERP como SAP, Oracle, Microsiga, Datasul, etc. Não ache que o uso de um ERP permitirá você se livrar do Excel.
4) Aprofunde o seu conhecimento em finanças, custos e análise de investimentos. Não se limite ao conhecimento superficial e procure complementar a sua visão com cursos de extensão e literatura técnica.
5) Tenha a estatística como sua importante aliada na interpretação e análise de dados. Se você não conhece ou não gosta, comece pelo básico, pelo menos entendendo (e aplicando) conceitos como média, mediana, quartil, desvio-padrão, coeficiente de variabilidade, etc.
6) Meça o seu desempenho, e tenha entre três a cinco indicadores. Não apenas enxergue a realidade atual, mas procure também criar indicadores de tendências; visibilidade será crucial no futuro próximo (em muitos casos já é).
7) Aproxime-se da área de Vendas e Marketing; desenvolva uma relação amigável, mas não submissa. Prepare-se para as discussões sempre utilizando argumentos racionais e amparados em dados estatísticos.
8) Não esquente a cadeira de seu confortável escritório. Reserve tempo (muito se possível) para estar próximo da operação.Tenha uma comunicação honesta a aberta com seus funcionários, não importando o nível.
9) Não lute contra a tecnologia. Ela é uma realidade e uma necessidade e está cada vez mais acessível. Entenda mais sobre soluções WMS, TMS, RFID, automação de estoques e separação de pedidos, etc.
10) Não se contente com o nível de conhecimento “intermediário”. Não existe inglês ou espanhol intermediário, e muito menos domínio intermediário do Pacote Office. Saia desse ”perigoso” meio de caminho e rapidamente se estabeleça em um patamar superior!
11) Tenha um mentor a quem possa se aconselhar constantemente e também permita que seus pares e que sua equipe faça observações e comentários a seu respeito.
12) Esteja mais próximo dos Clientes da sua empresa e escute-os com atenção. Reserve alguns dias do mês para visitá-los.
13) Amplie o seu senso de urgência. Seja mais disciplinado. Tenha objetivos no curto, no médio e no longo prazo.
14) Por fim, continue aprimorando o seu conhecimento técnico em logística, principalmente através da leitura de livros publicados na Europa e nos Estados Unidos. Também não deixe de ler revistas técnicas. Nunca ache que você tem pleno domínio do tema logística,